sábado, fevereiro 07, 2015

Baianas fazem lavagem do Beco do Fuxico com água de cheiro

Os foliões que foram ao Beco do Fuxico se encantaram com a apresentação das baianas de Pai Gildo, que mais uma vez, trouxeram para a festa muita alegria e na hora de dar o tradicional banho de água de cheiro no beco e em quem estava lá. Vestidas a caráter, as 50 baianas dançaram com canções de roda, reacendendo a tradição dos festejos populares na cidade.

Para a dona de casa Maria Elizabeth Coimbra, este é sem dúvidas um dos momentos mais marcantes da festa. “Há 12 anos acompanho a Lavagem do Beco do Fuxico e a abertura com as baianas sempre me emociona, pois lembro as canções de roda que minha avó cantava lavando roupas na beira do rio. Tenho recordações maravilhosas”, contou emocionada a dona de casa, que continuou acompanhando o cortejo dos blocos.

Na sequência, o cortejo seguiu com o grupo Afro Encantar´t, que este ano completa 15 anos e homenageia Mário Gusmão. Gusmão foi responsável pela formação de excelentes artistas e ativistas pela igualdade racial e pela afirmação da negritude. Mário, em sua passagem por Itabuna e Ilhéus, deixou um legado para a cultura regional: Grupo Axé Odara em Ilhéus, a ACAI em Itabuna.

Nenhum comentário: