quarta-feira, janeiro 23, 2013

Que dia é hoje?

Dia da Previdência Social e do Aposentado
Certamente, você já ouviu falar da previdência social. Você sabe o que significa esta que é considerada um direito de todo o cidadão brasileiro? Pois bem, se você não sabe, vai saber agora. A previdência social estabelece e rege um contrato que o trabalhador faz com o governo federal. Neste contrato, ele se compromete a pagar todo mês, uma quantia previamente calculada, ao Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS).

Dia da Constituição
A Constituição Brasileira de 1967 foi votada em 24 de janeiro de 1967 e entrou em vigor no dia 15 de março de 1967. Foi elaborada pelo Congresso Nacional, a que o Ato Institucional n. 4 atribuiu função de poder constituinte originário ("ilimitado e soberano").

FATOS-HISTÓRICOS

1999 O filme Central do Brasil,de Walter Salles, ganhou o troféu Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro.

1935 A primeira cerveja em lata foi vendida na cidade de Richmond, nos Estados Unidos. A bebida era da marca Krueger Brewing Company.

1967 O Congresso Nacional promulgou a quinta Constituição da República, elaborada por Carlos Medeiros Silva, ministro da Justiça do governo Castello Branco.

1973 Piconzé, o segundo desenho animado brasileiro e o primeiro em cores, foi lançado.

1980 O musical Calabar, de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra, e o filme Z, do diretor grego Costa-Gravas, foram liberados pela Censura Federal depois de terem sido proibidos em 1973.

1984 Lançamento do primeiro Macintosh, revolucionando o mundo dos computadores pessoais.

2000 Rivaldo, do Barcelona, foi escolhido como o melhor jogador do mundo numa eleição da Fifa.

2005 Show de Hilary Duff, no Rio de Janeiro.

2008 O primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, apresentou sua renúncia hoje ao chefe de Estado italiano, Giorgio Napolitano, que tem agora de decidir se convocará eleições ou pedirá que um outro político forme um governo.

2011 Atentado no Aeroporto Internacional Domodedovo, em Moscovo, capital da Rússia, deixa 35 mortos e 180 feridos.

ANIVERSARIANTES

1969 - Nastassia Kinski atriz alemã.

Nenhum comentário: