terça-feira, setembro 11, 2012

Que dia é hoje?

Dia nternacional da Infâmia
Dia da Infâmia. Esta data ficará marcada na memória dos povos, pois neste dia ocorreram dois fatos marcantes, com reflexos importantes na história mundial. Em ambos percebemos o significado da política imperialista e nos levam a refletir sobre os vários interesses em jogo que, apesar de distantes no tempo, guardam estreita relação entre si.

FATOS-HISTÓRICOS

1962 Os Beatles gravaram o seu primeiro disco, em 1963 "Please Please Me" , que alcança o primeiro lugar na Inglaterra. "From Me To You" e "She Loves You" também alcançam o primeiro lugar.John Lennon e Paul McCartney são eleitos os melhores compositores do ano de 1963. O sucesso faz serem esgotados todos os discos da banda. Aumenta o número de shows e as músicas são tocadas a cada minuto em todas as rádios e programas de tv. Em 1964 os EUA se rendem aos Beatles. O grupo se apresentou no programa de TV de Ed Sullivan.

1823 Morre Hipólito José da Costa (jornalista e diplomata, fundador do Correio Brasiliense), Londres

1823 Morre Hipólito José da Costa (jornalista e diplomata, fundador do Correio Brasiliense), Londres

1914 De Lisboa, partiram forças expedicionárias, com destino a Angola, com o objectivo de proteger aquela colónia de eventuais ataques alemães

1973 Golpe militar chefiado pelo general Augusto Pinochet depõe o presidente socialista Salvador Allende, eleito democraticamente em 1970, e implanta o regime autoritário no Chile.

1974 Em Timor-Leste, foi criada a FRETILIN (Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente)

1987 É assassinado o cantor e compositor jamaicano Peter Tosh. Um dos maiores nomes do reggae ao lado de Bob Marley, Tosh tinha, entre seus maiores sucessos, as músicas "Mark of the Beast" e "Legalize It".

1994 O Teatro Oficina é reinaugurado em São Paulo. Reconhecido como uma das mais importantes companhias de teatro do país desde que foi criado, em 1961, o Oficina ganhou notoriedade com encenações polêmicas como O Rei da Vela", de Oswald de Andrade, em 67, e "Roda Viva", de Chico Buarque. Em 74, o teatro foi invadido e fechado pela polícia do Estado.

2000 O movimento dos sem terra ( MST ) invade as sedes do instituto nacional de colonização e reforma agrária, em seis estados brasileiroseles reivindicavam o assentamento de 100 mil famílias

2001 Quatro aviões comerciais norte-americanos são seqüestrados simultaneamente por terroristas nos EUA. Com o choque das aeronaves, as Torres Gêmeas do World Trade Center desabam em Nova York, e uma parte do Pentágono é destruída. O resultado é a morte de seis mil pessoas.

ANIVERSARIANTES

1831 - Álvares de Azevedo Poeta, expoente do romantismo brasileiro

1894 - Vicente Celestino consagrado cantor da era do rádio, eternizou as canções "Rasguei o Teu Retrato" e "O Ébrio".

1902 - Juscelino Kubitscheck Político e 17º Presidente do Brasil (31 de janeiro de 1956 a 31 de janeiro de 1961)

1935 - Geraldo Vandré Músico, cantor e compositor popular; ativista político, exila-se no Chile (1968)

1944 - Barry White cantor de soul music americano. Em 2000, ganhou dois prêmios Grammy, o Oscar da música americana, e disse que a premiação é corrupta.

1944 - Leci Brandão cantora e compositora brasileira.

1956 - Roger Vocalista da Banda Ultraje a Rigor

1966 - Malu Mader Atriz, de novelas e cinema

1966 - Tânia Alves Atriz de teatro, cinema e TV, destaca-se na Rede Globo.

1975 - Evanílson jogador de futebol, começou a carreira no Cruzeiro e logo foi convocado e negociado com o futebol alemão.

Nenhum comentário: